Eczema

No aparecimento brusco do eczema, é fácil reconhecer as lesões elementares que levam ao diagnóstico clínico do quadro. Eczema é a denominação comum de um grupo de doenças da pele. O eczema começa com eritema (avermelhamento da pele). Surgem então pequenas vesículas, que aumentam de tamanho e rompem-se, dando saída a uma secreção que, pela dessecação, faz aparecer crostas, de cor amarelada, se predomina líquido seroso, ou hemática, se há mistura com sangue. Com a queda das crostas, surge descamação fina e pouco aderente.

A persistência do processo e o prurido conseqüente levam à formação de placas infiltradas, com acentuação das pregas e sulcos normais da pele, que caracterizam a liquenificação. O tipo clínico mais freqüente é o eczema de contato, com dois mecanismos responsáveis porém quadros clínicos idênticos.

O eczema por irritante primário é causado pelo contato com substância irritante. O quadro depende da tolerância individual, do tempo de ação e da concentração do agente. O eczema por sensibilização alérgica começa por uma primeira exposição, que sensibiliza o indivíduo, e surge no segundo contato com o agente.

O eczema atópico ou neurodermite disseminada, evolui por períodos de crise e acalmia. De origem familiar ou hereditária, associa-se à asma e rinite alérgica. O eczema seborréico é uma dermatose comum, crônica, em ambos os sexos, em indivíduos de pele oleosa ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.