Make your own free website on Tripod.com

Doença do legionário

Doença do legionário, tipo grave de pneumonia provocada pela bactéria Legionella pneumophila. Caracteriza-se por dor de cabeça, dor torácica, congestão pulmonar e febre alta. O tratamento com o antibiótico eritromicina é eficaz. Creutzfeldt-Jacob, Doença de Creutzfeldt-Jacob, Doença de, forma de encefalopatia espongiforme que afeta a espécie humana.

Essa doença causa uma degeneração do cérebro, sem nem mesmo provocar uma reação imune contra o agente infeccioso, com resultados fatais. Produz uma demência que, geralmente, aparece entre os 50 e os 65 anos e afeta tanto homens como mulheres. Acredita-se ser causada por uma partícula infecciosa, constituída apenas por proteína, o príon.

Há uma forma genética da doença, provocada por uma mutação no gene para a proteína do príon, herdada de forma dominante. A forma esporádica é a mais corrente e se deve a uma mutação espontânea dos genes para a proteína priônica humana. É possível o contágio com a doença de Creutzfeldt-Jacob pela ingestão de carne infectada com a encefalopatia espongiforme bovina (síndrome da vaca louca). Contudo, ainda não se confirmou a existência real de um depósito animal do príon causador da moléstia.