Make your own free website on Tripod.com

Síndrome de Cushing

Síndrome de Cushing, grupo de afecções provocadas por níveis elevados de glicocorticóides circulantes, em particular o cortisol. Os sintomas são: obesidade no tronco, cara de lua cheia, debilidade e atrofia dos músculos proximais, hipertensão, osteoporose, intolerância à glicose, amenorréia nas mulheres e sintomas psicológicos.

A causa pode ser um tumor na hipófise anterior, que segrega grandes quantidades do hormônio adrenocorticotrofina (ACTH), estimulando o córtex supra-renal para que produza glicocorticóides. A elevação dos níveis de ACTH pode dever-se ainda à existência de um tumor fora da hipófise e seu efeito sobre a secreção de glicocorticóides é similar.

É possível ainda ser conseqüência de uma alteração no córtex supra-renal. Uma parte deste pode produzir quantidades excessivas de glicocorticóides. Neste caso, os níveis de ACTH serão inferiores ao normal. Outra causa freqüente é seu aparecimento como efeito colateral do tratamento prolongado com glicocorticóides, adotado para alguma outra doença.

Síndrome de Guillaine-Barr

e Síndrome de Guillaine-Barre, doença pouco freqüente, de origem desconhecida, que afeta o sistema nervoso periférico e, de forma específica, as raízes anteriores da medula espinhal. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma paralisia flácida.

 

 

 

Copryght© 2002 and Design by Daniel P. de Oliveira