Make your own free website on Tripod.com

Ganser, Síndrome

Chamamos de SÍNDROME DE GANSER o Transtorno Dissociativo que se manifesta por uma produção voluntária de sintomatologia psiquiátrica muito severa, exuberante e inusitada. No exame desses pacientes podemos perceber respostas incoerentes e discurso despropositado, cujo objetivo é convencer solidamente o observador de que o paciente de fato está louco. Perguntando-se quanto é dois mais um o paciente responde quatro, ou a cor de uma parede verde ele diz ser preta. Evidentemente, caso estivesse da fato desorientado diria não sei para as duas perguntas. Esta síndrome pode fazer parte do quadro dissociativo juntamente com os demais sintomas citados acima.

Gerstmann, Creuzfeldt-Jakob, Síndrome

Existe um tipo de demência fatal pertence à categoria das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET) que no homem compreendem a Doença de Creuzfeldt-Jakob, a Síndrome de Gerstmann-Straüssler-Scheinker, o kuru e a insónia fatal familiar, todas doenças raras. Esse tipo de encefalite foi descrita pela primeira vez em 1920-1921. É uma doença rara com uma incidência notificada na Europa de 0,5 a 1 caso por milhão de habitantes. As EET constituem um grupo de doenças degenerativas subagudas do cérebro, causadas por agentes filtráveis não convencionais (vírus), com períodos de incubação muito longos e sem resposta inflamatória ou imune demonstráveis. Por causa do tempo de incubação longo desse tipo de vírus, essas doenças são também chamadas de Encefalite por Vírus de Longa Incubação. A Doença de Creuzfeldt-Jakob ocorre mais frequentemente sob a forma esporádica, embora em cerca de 10% dos casos se possa encontrar uma origem genética. A Doença de Creuzfeldt-Jakob também foi encontrada após transplantes ou tratamentos com hormona do crescimento obtidos de cadáveres infectados pelo agente. Existem igualmente EETs que também afectam espécies animais. A mais antiga é o scrapie ('tremedeira') nas ovelhas, conhecido na Europa desde 1732, mas que pode ocorrer em outros animais como visons, veados e alces. A Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE) (3) foi inicialmente descrita em 1987 no Reino Unido. É a chamada Doença da Vaca Louca. Desde essa altura a BSE disseminou-se entre o gado inglês, com a maior incidência anual referida de 36.681 casos em 1992. Existe uma preocupação crescente sobre a possibilidade de transmissão inter-espécies, particularmente do animal ao homem.

Iatrogenia

Doenças ou complicações iatrogênicas, são aquelas decorrentes da intervenção do médico e/ou de seus auxiliares, seja esta intevenção certa ou errada, mas da qual resultam conseqüências prejudiciais para a saúde do paciente. A iatrogenia adquire maior importância nos indivíduos idosos, nos quais tanto sua incidência como a intensidade de suas manifestações costumam ser mais acentuadas.

Isquemia

Isquemia é a deficiência no aporte sanguíneo de qualquer órgão ou parte de órgão do organismo. Isquemia Cerebral é quando essa interupção de sangue se dá no cérebro, podendo estar limitada a algumas regiões cerebrais. Normalmente a Isquemia Cerebral é devida a obstrução ou espasmo (constricção) das artérias cerebrais. Quando a Isquemia se dá no miocárdio produz o Infarto do Miocárdio, quando é no cérebro causa o Infarto cerebral. Infarto, Enfarte ou Enfarto é o sofrimento de qualquer área de tecido do organismo por falta de nutrição (sangue). O Infarto resultará na morte do tecido depois da obstrução dos vasos sanguíneos que habitualmente irrigam esta zona. Pode haver Infarto de qualquer parte de órgão do corpo e os mais comuns são do miocárdio e cerebral. Quando é cerebral falamos em AVC - Acidente Vascular Cerebral.