Make your own free website on Tripod.com

Klüver-Bucy, Síndrome de

A Síndrome de Klüver-Bucy não é um fenômeno raro na Doença de Alzheimer. Consiste ela em hiperoralidade, isto é, ingestão de substâncias não alimentares indicando distúrbio amigdaliano bilateral. Quando houveer ingestão excessiva de substâncias alimentares é indício de lesão hipotalâmica, acarretando muitas vezes obesidade e colocação compulsiva de alimentos na boca, hiperssexualidade, andar sem rumo e continuamente, e rituais compulsivos sem uma finalidade específica.

Korsakoff, Síndrome de

Wernicke-Korsakoff No cérebro, um dos quadros provocados pelo consumo abusivo e prolongado de bebidas alcoólicas é a síndrome de Wernicke-Korsakoff, caracterizada por alterações dos movimentos, demência e grave deterioração da memória. Ainda que esta síndrome ocorra apenas nos estágios mais avançados alcoolismo, alterações de memória caracterizadas pelo completo esquecimento de fatos ocorridos sob o efeito do álcool, ainda que em quantidades moderadas, são comuns em suas fases iniciais - os palimpsestos - e segundo alguns autores, podem servir para um diagnóstico relativamente precoce do alcoolismo

. Assim sendo, alcoolatras crônicos podem ser afetados pela falta da vitamina B1, ou tiamina. Em geral os alcoólatras conseguem todas as calorias que necessitam a partir do álcool, e não ingerem alimentos saudáveis. Os gravissimos sintomas que afetam em fase terminal os alcoólatras se chama Síndrome de Wernicke-Korsakoff, e inclui a destruição de parte do sistema nervoso, levando a perdas de memória e outros efeitos neurológicos.

Meningioma

Os Meningiomas são tumores benignos de células e elementos vasculares das meninges e de crescimento lento. Eles constituem 10 % dos tumores intracraneanos. Meningiomas são muito comuns nos últimos anos de vida e mais freqüentemente em mulheres. Normalmente o tumor se localiza nas convexidades do hemisférios cerebrais, nas regiões basais do crâneo, na borda do esfenóide, no sulco olfativo, nas regiões selar e parasselares, na fossa posterior, no plexo coróide e no canal vertebral. O quadro clínico dos meningiomas, por se tratar de um tumor de crescimento lento, se traduz por sinais e sintomas que podem evoluir por um período de muitos anos.

Assim sendo, as alterações neurológicas decorrentes da doença dependerão da localização do tumor. O diagnóstico dos meningiomas faz-se por: 1) Radiografia de crânio: As alterações radiológicas consistem no adelgaçamento ou espessamento do osso e no alargamento das sobras ósseas vasculares. O tumor pode conter calcificações em 30 a 60 por cento dos casos. 2) Tomografia computadorizada: O tumor aparece como uma massa homogênea densa e bem delimitada, situada próximo ao osso ou em íntima relação com a foice ou a tenda do cerebelo. Cerca de 30 por cento apresentam zonas de baixa densidade. Há um realce denso depois da infusão do material de contraste. 3) Angiografia: Compatíveis com uma massa extracerebral, com uma mancha "tumoral" densa.

Pode haver hipertrofia das artérias que irrigam a dura-máter. O tratamento se dá as custas de ressecção cirúrgica completa do tumor, se possível. Quanto ao prognóstico, no caso de ter havido ressecção completa, haverá resolução dos déficits neurológicos e recuperação permanente. A recidiva do tumor não é incomum após a ressecção incompleta, podendo ser necessária uma segunda operação vários anos mais tarde.

Miastenia de Eaton Lambert

A Miastenia de Eaton Lambert, é uma miastenia que se caracteriza pelo acometimento da junção neuromuscular. Entretanto, é uma doença rara e chama atenção por sua freqüente associação às neoplasias e, por isso, considerada como uma doença paraneoplásica. A Miastenia de Eaton Lambert também está associada a várias doenças autoimunes. Na síndrome de Eaton Lambert formam-se anticorpos contra os canais de cálcio do terminal pré sináptico. Isso acaba resultando n uma anormalidade da liberação de acetilcolina na fenda sináptica. O Quadro clínico se inicia com fraqueza progressiva e flutuação na atividade física, acometendo musculatura proximal dos membros inferiores e cintura pélvica.

Progressivamente, há fraqueza em cintura escapular, podendo também haver comprometimento da musculatura craniobulbar, embora diplopia, ptose e disfagia não sejam comuns. Além do comprometimento motor, em muitos casos, há queixas relacionadas com o sistema nervoso autônomo, tais como constipação, retenção urinária, boca seca e impotência. Hipotensão postural é rara.

Esta doença foi descrita por Eaton, Lambert e Rooke em 1956. Em geral ela acomete adultos, com preferência pelo sexo masculino na proporção de 5 para 1. Na maior parte dos casos a Miastenia de Eaton Lambert é observada em associação a neoplasia pulmonar do tipo oat cell. Nestes casos, o quadro neurológico pode preceder o aparecimento do tumor do pulmão em anos. Vários outros tumores já foram relacionados à síndrome de Eaton Lambert, como os linfomas, carcinomas de mama, de cólon, da próstata, estômago, rim. Entre as doenças autoimunes associadas a síndrome de Eaton lambert temos: • Anemia perniciosa • Vitiligo • Doença celíaca • Diabetes Mellitus Tipo I • Artrite reumatóide • Asma • Retocolite ulcerativa • Esclerodermia • Esclerose múltipla

Nevralgia do Trigêmio

A Nevralgia do Trigêmeo é uma doença característica da velhice, sendo mais freqüente entre as mulheres. É um quadro doloroso muito intenso, que atinge a face, com características de choque elétrico ou agulhadas e que tem curta duração, segundos em geral. As crises dolorosas ocorrem várias vezes ao dia, podendo levar a conseqüências graves como a depressão ou mesmo o suicídio. Em geral não é identificada uma causa especifica, mas pode estar relacionada a problemas dentários, do ouvido e mesmo a certos tumores. O tratamento baseia-se no uso de remédios (drogas anti-epilépticas e antidepressivas) e a estimulação elétrica do nervo. Em algumas situações está indicado tratamento cirúrgico